Cases de Prefeituras

 

Problema:

• Incapacidade de gerenciar a rede de forma adequada e segmentada.
• 80% das unidades conectadas antes da Infovia utilizavam plataforma terceirizada via rádio, cujo valor era bastante alto para o serviço que entregava, baixa velocidade, oscilações frequentes, performance aquém do necessário para servir o município de maneira satisfatória.

Desafio:

Modernizar a Rede de Telecomunicações de Caxias do Sul/RS e contribuir para transformá-la em uma cidade digital. Desenvolver um sistema de rede inteligente, capaz de fazer o gerenciamento de todos os pontos de acesso.

Solução:

Foram implantados 126 Km de fibra óptica que promoveram a comunicação entre as cerca de 200 unidades administrativas locais.
Hoje, a rede é composta por dez pontos interligados de distribuição ao longo do município, formando um anel óptico que possibilita a comunicação das unidades por meio de dois caminhos, mantendo ativa a distribuição de informação entre os pontos caso haja rompimento em um deles. O projeto desenvolvido pela Extreme Networks conta com cabos de fibra óptica, anel óptico redundante e switches gerenciáveis, entregando ao município uma rede 100% própria, única e integrada, que possibilita a interconexão das unidades administrativas.

Resultado:

Ajudaram o órgão a elevar a qualidade dos serviços oferecidos à população em áreas-chave como saúde, educação, transporte, assistência social e infraestrutura.
Além de conexão web, a rede corporativa permite aos cerca de 4 mil usuários acesso aos mais variados sistemas disponibilizados no ambiente de rede do município, bem como o compartilhamento de arquivos e impressões, atualizações de antivírus e políticas de segurança em uma plataforma segura e com backup. “Agreguei segurança e gerenciamento à minha rede”.
A solução da Extreme Networks ainda sanou o problema de acesso à rede, um perigo permanente uma vez que qualquer dispositivo podia ser conectado a ela, provocando constantes interferências na comunicação dos demais dispositivos do sistema. Após a implantação, só equipamentos autorizados conseguem se conectar à rede.
A velocidade do sistema é outro ponto celebrado pelos funcionários da prefeitura de Caxias. Agora, cada unidade dispõe de comunicação de 1 Gbps, sendo que para o anel, que é a interligação entre os pontos de distribuição, a comunicação é de 10 Gbps. “Do dia para a noite, os usuários começaram a sentir a diferença na velocidade com que acessavam a rede e processavam os dados”.
As mudanças são igualmente sentidas nas unidades básicas de saúde (UBS). Com o sistema informatizado, os servidores da área conseguem fazer a atualização em tempo real de todos os procedimentos realizados nos pacientes. Com o histórico de atendimento, é possível saber o médico que o assistiu, bem como o remédio que ele tomou e a data em que a medicação foi retirada. “o processo permite acompanhamento de cada caso e contribui com o melhor gerenciamento dos recursos públicos”.

Prefeitura De Vacaria

Fornecimento de solução de Data Center com servidores IBM, sistemas de armazenamento, wireless, ativos de rede, implementação e suporte.

Antes: uma estrutura com falhas, instável e propensa a paradas.

Depois: uma estrutura organizada com segmentação da rede, recursos redundantes e performance monitorada. Solução completa de backup.